INTOXICAÇÃO DIGITAL

intox digital

Muitos frequentemente me “convidam” a entrar no Whatsapp, em especial por eu ser um cara que gosta de tecnologia. Não entro pois combinei com minha namorada um limite na minha atuação “online”, por exemplo não usamos celular quando estamos fazendo algo juntos (não é fácil) – e sei que pela minha personalidade o Whatsapp joga contra tudo isso (pois as pessoas contam com respostas imediatas neste tipo de meio – mesmo que existam poucas demandas tão urgentes que não possam esperar chegar em casa e resolver via email). Minha (e a sua) vida pessoal e familiar é e sempre será muito mais importante que qualquer atividade de trabalho ou sindical.

Dito isto, considero esta leitura OBRIGATÓRIA. Sugiro até que seja colocado como POST FIXO. Abstraiam o tom “empresarial” do texto, o problema aqui é a INTOXICAÇÃO DIGITAL que muitos estão sofrendo e ainda não se deram conta. Tirei dois trechos de dois links, mas se pesquisarem no google “intoxicação digital” ou “digital addiction” encontrarão farto material.

Acredito que muito do stress e ansiedade que os colegas estão sentindo no momento atual se deve a este mau uso / abuso das tecnologias digitais, e diminuem absurdamente a nossa produtividade neste momento crítico.

OBVIAMENTE não sou contra as tecnologias (que uso bastante), apenas faço um chamado ao seu bom uso, e sinalizo para a necessidade de se estruturar o trabalho via online para diminuir a carga de uso digital. Não é difícil nem impossível, só precisamos de um pouco de foco e organização, e Propósito comum.

::::::::::::::::::::::

Como o seu chefe / empresa o vê quando a uma reunião, você chega irritado / ansioso por ter lido algo na rede social que não vai ajudar em nada nesta reunião?

Como o seu chefe / empresa o vê quando você necessita fazer uma apresentação e as palavras simplesmente não saem porque a fadiga / enxaqueca já o dominou?

Note que não estou dizendo para que você não use os recursos atuais que dispõe. Eu menciono a ‘intoxicação digital’ para que você desperte e conheça o seu limite, para que você tenha mais saúde, seja produtivo, seja agradável e interaja com seus amigos na piscina, no restaurante, nas férias, nas festas e no trabalho.

https://www.linkedin.com/pulse/intoxica%C3%A7%C3%A3o-digital-voc%C3%AA-est%C3%A1-neste-grupo-wagner-de-abreu-pereira

:::::::::::::::::::::::::::

Para se desintoxicar dos aplicativos viciantes, o empresário Paulo de Tarso Ribeiro, 32, decidiu radicalizar. No último domingo, ele retirou os aplicativos que mais o atrapalhavam no trabalho e até mesmo no casamento. “Sempre ficava esperando as respostas de mensagens no Whatsapp e no Viber”, disse.

Com esse gesto, Paulo pretende investir mais nas conversas pessoais, frente a frente.“Quero ficar mais tempo desligado do mundo virtual. Estava sentindo falta de um verdadeiro diálogo”, contou.

“Intoxicados” como Paula, Fernanda e Paulo, conseguem se controlar muito bem. Mas existem casos extremos nos quais as pessoas perdem o autocontrole.

Segundo a psicóloga Mara Lúcia Madureira, o aspecto doentio está ligado às pessoas e não aos smartphones.“São as pessoas, deslumbradas com as novas tecnologias, que fazem uso inadequado, até nocivo, de ferramentas úteis e bem-vindas”, afirmou.

[…]

Um dos sintomas que denunciam o uso errado da tecnologia é desperdiçar oportunidades de aprender coisas novas ou de descansar gastando tempo com atitudes inúteis.

[…]

Um dos sintomas que denunciam o uso errado da tecnologia é desperdiçar oportunidades de aprender coisas novas ou de descansar gastando tempo com atitudes inúteis.

http://acontecebrasilia.com.br/CulturaEmBrasilia/conheca-os-sintomas-da-intoxicacao-digital/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s